1ª dose

VÍDEO: adolescentes com comorbidades são imunizados em nova ação contra a Covid-19

Arianne Lima

Na manhã desta quarta-feira, adolescentes com comorbidades foram imunizados em uma nova ação contra a Covid-19. Ao todo, foram disponibilizadas 990 doses da vacina da Pfizer, que segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é a única que o grupo com faixa etária de 12 a 17 anos pode receber no país. A imunização, que ocorreu em 11 locais de Santa Maria, também foi destinada a adolescentes gestantes e lactantes. Mediante agendamento prévio, a fila composta por jovens e pais ou responsáveis era pequena na Unidade Básica de Saúde Wilson Paulo Noal, no Bairro Camobi. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

O estudante do 6º ano da Colégio Medianeira, Eduardo Guazina, 12 anos, tem asma. Acompanhado pelo pai, o militar Luiz Guazina, 36, ele venceu o medo de agulhas para se imunizar. Coragem e otimismo se fizeram presentes na explicação do jovem sobre a importância do ato.

-Quando o coronavírus chegou, não houve escolha. Então, decidi me livrar do meu medo de vacinas e funcionou - afirmou o jovem, ressaltando que é preciso perder o medo e se imunizar, porque a ação ajudará no dia-a-dia. 

Pessoas com 29 anos ou mais podem se vacinar contra a Covid-19 no sábado

A movimentação tranquila proporcionada pelo agendamento prévio foi elogiada pelo militar, pois, em pouco minutos após o inicio da ação às 8h15min, Eduardo já havia sido vacinado.

-Foi uma excelente novidade, porque é só fazer o agendamento pelo site, chegar aqui e pegar a ficha, que já estará pronto para vacinar - comenta.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

A sonhada imunização também foi esperada pela estudante do 8º ano da E.M.E.F Antônio G. do Amaral, Giulia Santiago Antonello, 14, e pela mãe, a professora Gisele Santiago, 41. O agendamento na Unidade de Saúde foi realizado porque a adolescente tem asma. Entre diálogos e checagem de documentos, a dupla, que chegou às 7h45min, contava os minutos para comemorar. Para Giulia, se imunizar é necessário para fazer a diferença no mundo.

-Fico emocionada, porque sinto que estou fazendo a diferença nesta época 'diferente' que estamos vivendo. E espero que possamos acabar logo com isso, para voltarmos para o 'novo normal' em nossas vidas - e a estudante ainda faz um apelo -Por favor, se poderem se imunizem, porque faremos a diferença em nossa cidade e consequentemente, no mundo - conclui Guilia.


BAIXA DEMANDA

De acordo com a enfermeira da Estratégia de saúde da família da UBS Wilson Paulo Noal, Patricia Curti Bueno, 36 anos, a procura pela primeira dose nesta quarta-feira teria sido menor do que na primeira ação há uma semana atrás. 

-Semana passada, conseguimos fazer 86 doses entre adolescentes, gestantes e lactantes de 12 a 17 anos. E houve uma procura bem grande, porque das 90 doses que tínhamos disponíveis, conseguimos fazer quase todas. Essa semana, nós temos 31 pessoas cadastradas e até agora, haviam surgido duas pessoas que não foram cadastradas. E isso surpreendeu a equipe, porque esperávamos que continuasse no mesmo nível, abrangendo mais gente - argumenta.

MEC divulga lista de pré-selecionados para Fies do segundo semestre

Entretanto, a profissional não descarta a possibilidade da demanda de comorbidades ter sido vencida ainda na primeira ação. Otimista, ela comenta sobre a procura pelas ações na cidade:

-Eu acho que estamos em um nível muito bom e a cidade está conseguindo avançar muito. As pessoas estão começando a procurar (a imunização). Muita gente de outras faixas etárias e que ainda não conseguiram estão se conscientizando da importância, que é para a saúde de toda a população. Estou muito feliz com a nosso avanço - afirma a enfermeira. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial) 

Ao lado da mãe, Gisele, a estudante Giulia recebeu a imunização na segunda ação contra a Covid-19 destinada a adolescentes com comorbidades em Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cemitérios públicos de Santa Maria vão abrir para visitação neste final de semana

Próximo

Confira os horários das feiras de Santa Maria esta semana

Geral